Skip to content

Replicação

Replicação do modelo OSS do projeto REVERTER por toda a Europa

O modelo One-Stop-Shop (OSS) e os materiais de formação desenvolvidos no âmbito do projeto REVERTER podem ser replicados e adaptados por municípios e partes interessadas em toda a Europa para combater a pobreza energética (PE). Através da implementação de roteiros de renovação energética, programas de formação e recomendações políticas, as autoridades locais e nacionais, organizações de habitação social e entidades privadas podem agilizar as renovações de edifícios, garantindo um impacto sustentável e em larga escala em diversos contextos socioeconómicos e institucionais.

REVERTER 4 pilot

O que o REVERTER pode oferecer?

O projeto REVERTER visa combater a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida das pessoas em toda a Europa. No seu cerne, o projeto foca-se na luta contra a pobreza energética através da renovação profunda de habitações privadas e sociais (tanto unifamiliares como multifamiliares) ocupadas por agregados vulneráveis.

01

Roteiros

Os roteiros personalizados de renovação energética oferecem orientação estratégica e passo a passo para municípios e organizações planearem e implementarem renovações sustentáveis, abordando a pobreza energética e melhorando a eficiência dos edifícios em larga escala.

02

One-Stop Shop (OSS)

O modelo One-Stop-Shop (OSS) simplifica e acelera as renovações de edifícios, proporcionando suporte integrado, desde assistência técnica a orientação financeira, garantindo soluções de renovação energética acessíveis e eficazes.

03

Materiais de formação

Programas de formação abrangentes capacitam profissionais e partes interessadas com as competências necessárias para implementar medidas de renovação profunda e envolver agregados vulneráveis em práticas de eficiência energética.

01

Roteiros

O REVERTER desenvolveu nove roteiros de renovação de edifícios concebidos para combater a pobreza energética, permitindo renovações profundas de habitações ocupadas por agregados familiares vulneráveis.

Estes roteiros estão a ser testados em quatro locais-piloto na Europa: Área Urbana de Atenas (Grécia), Brezovo (Bulgária), Coimbra (Portugal) e Riga (Letónia). Oferecem caminhos práticos e acionáveis para as autoridades locais, regionais e nacionais implementarem estratégias de renovação direcionadas, abordando as necessidades específicas das suas comunidades e apoiando transições energéticas sustentáveis.

A metodologia especializada dos roteiros REVERTER inclui:
  • Análise do enquadramento legislativo e político;
  • Identificação das principais partes interessadas;
  • Análise dos níveis atuais e características da pobreza energética;
  • Análise do parque edificado;
  • Priorização segundo o princípio “os piores primeiro“;
  • Identificação e superação das barreiras;
  • Estabelecimento de OSSs.

Os roteiros foram desenvolvidos tendo em conta as conclusões e recomendações políticas resultantes da análise das melhores práticas e das diferentes características e condições dos países-alvo. Tanto os roteiros quanto a metodologia para desenvolvê-los podem ser partilhados.

Reverter-HUB

02

One Stop Shops (OSS)

O projeto REVERTER utiliza OSSs digitais e físicas para colmatar lacunas de mercado, barreiras informativas e desafios comportamentais relacionados com a renovação energética. Estas OSSs atuam como centros de apoio, fornecendo serviços essenciais de consultadoria para apoiar agregados vulneráveis (incluindo inquilinos e residentes de habitações sociais) no processo de renovação.

O REVERTER ajudará a estabelecer a sua OSS, orientando-o nos seguintes aspetos:
  • Serviços e atividades a serem suportados;
  • Formato(s) do OSS a desenvolver;
  • Estrutura do OSS (estrutura organizacional, pessoal do OSS, parceiros associados, funções e responsabilidades dos participantes);
  • Recursos materiais e económicos necessários (suprimentos, recursos tecnológicos, ferramentas de medição, amostras e materiais);
  • Quadro técnico-legal;
  • Condicionamento do One-Stop Shop;
  • Estratégia de geração legal.

Atividades principais dos OSSs incluem:

A1. Sensibilização sobre os benefícios da renovação energética;

A2. Informação e educação dos agregados familiares;

A3. Fornecimento de informação sobre as melhores intervenções de renovação;

A4. Indicação de apoios financeiros disponíveis;

A5. Análise preliminar do edifício;

A6. Aconselhamento sobre otimização das faturas energéticas;

A7. Apoio na preparação de documentos necessários para o acesso a instrumentos financeiros.

One-Stop Shops Digitais

O parceiro do consórcio WIT Berry (www.witberry.eu), responsável pela comunicação e disseminação do projeto, bem como pela estratégia, design, desenvolvimento e manutenção da OSS digital, pode fornecer know-how, formação dedicada, estratégia e melhores práticas para o desenvolvimento da OSS digital.

03

Materiais de formação

O material de formação visa proporcionar um currículo já desenvolvido, projetado para preparar e capacitar os diversos grupos envolvidos a abordar tópicos essenciais da pobreza energética, como inclusão social e medidas de baixo ou nenhum custo para lidar com a pobreza energética.

Materiais de formação

O programa de formação do projeto REVERTER destina-se a voluntários (Embaixadores da Energia) e ao pessoal da OSS, que aconselhará agregados vulneráveis sobre questões técnicas simples de economia de energia nas suas casas, práticas de renovação, benefícios da eficiência energética, mecanismos de financiamento e ferramentas inovadoras.

Reverter-HUB

Mais informações…

Entre em contacto com os membros da nossa equipa para obter mais informações!

Contactos dos OSSs do REVERTER em cada país-piloto: