Dicas de poupança de energia
Dicas práticas para reduzir os encargos com a energia e promover o bem-estar familiar
Aqui ficam algumas dicas práticas de mudanças simples que pode fazer para, não só reduzir as suas contas de energia, como também melhorar o bem-estar de sua família.
Comece hoje com pequenas mudanças
Estas são as mudanças que você pode fazer hoje sem qualquer investimento adicional.
Desligue equipamentos
Desligue carregadores, equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos quando não estiverem a ser utilizados. Muitos dispositivos consomem uma pequena quantidade de eletricidade mesmo quando estão desligados, através do comando remoto, mas estão em modo de espera, o que é conhecido como consumos em standby.
Defina a temperatura do seu frigorífico de forma sensata
Mantenha o seu frigorífico a cerca de 6-8°C e o congelador a -18°C (0°F) para uma eficiência ideal. Evite níveis mais frios, pois aumentam o consumo de energia sem benefícios significativos.
Use a sua máquina de lavar de forma sensata
Opte por lavar a roupa com água fria (ou o mais fria possível) pois reduzirá o consumo de energia evitando a necessidade de aquecer a água. Maximizar o tamanho da carga reduz o número de ciclos para poupar energia.
Opte pela tarifa horária
Use uma tarifa noturna sempre que possível, isso não economizará eletricidade, mas reduzirá a sua fatura, uma vez que o custo da eletricidade é mais reduzido durante a noite.
Não diminua a temperatura ambiente abaixo de 15 graus
Reduza a temperatura de aquecimento ambiente quando se ausenta de casa, mas não abaixo de 15 graus. Com temperaturas no interior muito baixas o ar fica muito húmido aumentando consideravelmente o risco de problemas respiratórios devido ao desenvolvimento de fungos e ácaros além do cheiro desagradável a mofo. Para manter os níveis ideais de humidade e assegurar a renovação do ar no interior da habitação, é necessário ventilar a habitação com frequência.
Reduza a temperatura de aquecimento
Se o seu apartamento / casa possui termostato de aquecimento individual, reduza a temperatura habitual de aquecimento durante o dia e a noite nos dias de trabalho, mas não abaixo de 18 graus.
Eduque os seus familiares
Certifique-se de que todos em sua casa estejam cientes da importância de poupar eletricidade. Promova os bons hábitos, como desligar luzes e equipamentos ao sair de uma divisão, desligar os carregadores da tomada quando não estiverem em uso, evitar os banhos demasiado longos, etc.
Considere melhorias importantes
Estas melhorias terão o maior impacto na sua poupança de energia e no seu bem-estar. Ainda vão valorizar o seu imóvel e também a qualidade de vida da sua família.
Isolamento de portas e janelas
Inspecione portas, janelas e outras aberturas para procurar correntes de ar. Sele todas as fendas e utilize calafetagem para evitar que o calor escape.
Mude para lâmpadas LED
As lâmpadas LED são energeticamente eficientes e duram mais do que as lâmpadas tradicionais. Estas consomem significativamente menos eletricidade e podem resultar em economias substanciais ao longo do tempo.
Compre eletrodomésticos com baixo consumo de energia
Na altura de trocar o secador de cabelo, a máquina de lavar roupa ou qualquer outro aparelho elétrico/eletrónico verifique o consumo de energia. Tente optar por aparelhos com classificação energética superior a C.
Auditoria energética
Considere fazer uma auditoria energética por um profissional à sua casa. Além de poder ajudar a identificar áreas onde a energia está a ser desperdiçada, identifica potenciais melhoramentos e ainda recomendações de soluções
Continuar com as melhorias
Estas mudanças podem ser feitas passo a passo, começando numa divisão ou área da sua casa, pois exigem algum investimento que pode ser feito de forma gradual.
Janelas energeticamente eficientes
A substituição de janelas antigas de vidro simples por janelas de vidro duplo ou triplo (e eventualmente com corte térmico) energeticamente eficientes, com revestimentos de baixa emissividade pode melhorar o isolamento e reduzir a transferência de calor e, assim, reduzir as contas de aquecimento e aumentar o conforto.
Sistemas de aquecimento de elevada eficiência
A atualização dos sistemas de aquecimento para modelos de elevada eficiência pode reduzir o consumo de energia para aquecimento e/ou arrefecimento. Mude para equipamentos de aquecimento modernos e de elevado desempenho.
Termostatos inteligentes
Instale um termostato programável ou inteligente para otimizar o aquecimento e o arrefecimento com base nos horários das atividades da sua família.
Isolamento do edifício
O isolamento adequado em paredes, tetos e pavimentos ajuda a prevenir a perda de calor no inverno e mantém a casa mais fresca no verão. O isolamento adequado pode fazer uma diferença significativa nos custos de aquecimento. O isolamento térmico do seu edifício pode resultar numa redução de 60% nos custos de aquecimento.
Faça o download do documento com dicas de economia de energia para sua conveniência!
Compartilhe este documento com quem possa beneficiar destas dicas de economia de energia.